segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tema de redação Ufrgs 1994. Minha primeira este ano.

"Eu quero ser sempre aquilo com quem simpatizo. Eu torno-me sempre aquilo com quem simpatizo". Fernando Pessoa expressa em sua poesia o que é a característica mais louvável do ser humano: a capacidade de observar, julgar e transformar-se naquilo que deseja. Há, entretanto, indivíduos que desprezam tal qualidade.
O fundamentalismo propõe a obediência inquestionável a uma determinada doutrina. As doutrinas podem ser diversas, dependendo das correntes de pensamento, mas o radicalismo é comum a todos aqueles que as seguem rigorosamente. Eles tomam seus preceitos como verdade única, desconsiderando qualquer posição diferente das por eles aceitas. A exclusão imediata de ideias contrárias, Sem levar em conta o senso crítico individual, impede o desenvolvimento do grupo como um todo. Acaba, este, tornando-se retrógrado, pois seus membros são incapazes de acompanhar a evolução dos demais grupos humanos.
Os fundamentalistas tentam impor suas crenças, muitas vezes, de forma extremista. A maneira com que tentam converter aqueles que são alheios ou contrários à sua ideologia já foi causa de muitos conflitos. O movimento cruzadista da Idade Média, o massacre dos huguenotes na Franca, e até mesmo a Segunda Guerra Mundial, são exemplos de grandes fatos históricos marcados pela intolerância dos fundamentalistas às diferenças ideológicas.
O conservadorismo desmedido dessas pessoas é arrogante. Elas consideram- se satisfeitas com as premissas que lhes são dadas; não questionando, nem se interessando por outras formas de pensamento. Além disso, repreendem outras culturas e princípios. Não há atitude mais reprovável do que o desprezo por algo que não se conhece.
Os critérios de inclusão de um grupo social não podem excluir a possibilidade de imersão em outros. O homem é um ser inconstante e polivalente; ele jamais deve abdicar de seu poder de escolha em função do dogmatismo de qualquer seita. Portanto, o fundamentalismo conservador é o grupo mais contrário à essência humana, que é a mutabilidade.

domingo, 16 de setembro de 2012

Finge que diz a verdade e eu finjo que acredito.


Uma vez tu finge bem
E eu também
Nas próximas tu revira os olhos enquanto mente
Descobri teu cacuete!

Agora finjo mal fingido
Como tua mentira mal mentida.
Tu vai contando e eu ouvindo
Tu aumentando e eu AHAMndo.

Segue em frente te vangloriando
Bato palmas em teu pensamento
Enquanto sigo somente concordando
Te desmascarando em meu pensamento.

Nossa!!!
Quantas qualidades divinas tu tem!
Parabéns
É bonito ver alguém sonhar em querer ser tanto
Contando
Declamando
Aumentando
Dizendo ter
As virtudes que não tem
Revirando os olhos
Toda hora e
A todo momento
E eu aqui apoiando
A tua subestima a minha inteligência.